domingo, 2 de setembro de 2012

MARKETING PESSOAL - UMA FERRAMENTA PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL

No mundo competitivo atual, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência.
O profissional deve construir uma marca pessoal no universo em que atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional, podendo afetar, inclusive, as atividades do dia-a-dia.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o nível de propagação de sua imagem e ao mesmo tempo ser recompensado por isso. Esta é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, determinação, elevada auto estima e um conjunto de crenças e valores que irão nortear as atitudes comportamentais de forma a fazer o uso correto das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas, formando um conjunto de ações estratégicas, atitude se procedimentos que conduzam à trajetória pessoal e profissional bem sucedida.
Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e trocas de produtos de valor com outros. Desde o início da humanidade o homem busca meios de desenvolver-se a fim de suprir suas necessidades e desejos, passando por inúmeras etapas de desenvolvimento entre gerações. O profissional que deseja ingressar no mercado deve, portanto, buscar meios de agregar conhecimentos e informações, afim de promover o desenvolvimento e gerenciamento pessoal.
Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal são fundamentais, porque o marketing é um processo de desenvolvimento e o sucesso é apenas consequência dessa busca do conhecimento.
Para realizar um Marketing Pessoal é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir.
O marketing pessoal não deve ser confundido com propaganda gratuita, pois muitos misturam o conceito com divulgação da imagem, pura e simplesmente.
Portanto, não basta apenas vender nossa imagem. O importante é despertar nos empregadores o desejo da contratação e consequentemente nossa integração em seu quadro de pessoal.
Imagem é uma apreciação de valor construída através de ideias, convicções e sensações resultantes da comunicação dos atributos do pretendente a criar o seu diferencial e a buscar a sua visibilidade.
O mundo dos negócios, da política ao entretenimento, tem despertado para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal forma que essa marca seja uma referência no mercado e possa, com isso, ser a mais lembrada, procurada, bem-remunerada, desejada e querida.
No século XIX, o pensamento empresarial era dominado por considerações financeiras e de produção. As empresas se preocupavam em vender e distribuir o que já havia sido produzido. Ninguém se preocupava em atender aos desejos e anseios particulares do mercado, pois naquela época o padrão de vida estava estagnado em níveis muito baixos e o Marketing chegava a ser considerado como uma atividade isolada. Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento dela decorrente, o Marketing começa a adquirir grandes dimensões. Inicia-se a produção em massa, os negócios são ampliados, iniciando o surgimento de grandes estabelecimentos comerciais, ocorrendo assim um processo acelerado de urbanização, onde as pessoas se tornaram bem informadas, exigentes e com um poder maior de escolha das marcas e fornecedores.
A partir de 1950 até os dias atuais constata-se o uso de forma racional das técnicas de venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e pesquisa de mercado. Desta forma, o Marketing começa a ser utilizado como um poderoso diferencial entre empresas que buscam o sucesso na satisfação dos seus clientes.
No início do século XX verificou-se uma compreensão mais perfeita e profunda do que realmente interessava ao mercado, necessitando conhecer melhor os anseios, interesses e necessidades concretas dos consumidores para produzir aquilo que realmente eles desejassem. Diante desse fato, as empresas criaram departamentos de propaganda, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e de mercado, ocorrendo uma maior produção e ampliação dos negócios.
Marketing Pessoal
Segundo Persona (2008), “Marketing pessoal é um conjunto de ações que buscam entender o mercado onde o profissional atua, detectar necessidades e possibilidades e criar um posicionamento que estimule esse mercado a escolher como a melhor opção”. Em sua essência, o marketing pessoal ou profissional não difere muito do marketing convencional. Antes de uma empresa lançar um produto, ela busca entender o seu mercado, e o profissional faz o mesmo. Como um produto sofre transformações, os indivíduos também evoluem e devem agregar valores à sua imagem para que o mercado reconheça um profissional com um diferencial a mais. Como exemplo temos o Gol, um dos veículos produzidos pela Wolksvagem e lançado no mercado há 23 anos, o mesmo permanece líder em vendas até hoje. Esse sucesso se dá pela constante transformação e divulgação dos seus itens que o coloca na lista dos mais vendidos.
Ainda para Persona (2008):
“O produto é você! O profissional que queima o filme no ambiente onde atua, fica difícil se lançar novamente. Uma vez estabelecida a marca de incompetência, não há como lançar uma nova fórmula”.
Um bom profissional está antenado com as mudanças do mercado, está sempre se adiantando aos novos desafios e sabe vender bem a sua imagem. É importante entender que não se fala apenas da imagem externa, mas de todo um conjunto. Não basta apresentar uma imagem, é preciso ser a apresentação dessa imagem.
Por isso, ninguém consegue incluir sua estratégia de marketing pessoal da noite para o dia, nem obtém resultados imediatos. É preciso plantar, regar, cultivar o que vai ser no futuro para o mercado. Acredita-se que o marketing pessoal seja uma das áreas mais importantes na vida de um profissional, pois quando ele é capaz de pensar sua carreira como quem planeja o ciclo de vida de um produto, verá o quanto precisa se aprimorar, não só uma vez, mas continuamente. Produtos são planejados, fabricados, testados, comercializados e muitas vezes recolhidos do mercado para correções, aperfeiçoamentos ou lançamento de novas versões mais sofisticadas. É dessa forma que deve ser um profissional.
Assim como todas as áreas da empresa precisam de atenção especial por parte dos administradores, o marketing é um recurso muito importante para causar uma boa impressão ao cliente.
“O marketing é um conjunto de ferramentas que faz com que os produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados”. Gehringer (2008).
Conforme Ramalho em seu livro:
Você é a sua melhor marca (Editora Elsevier 3ªEdição 2008, Rio de Janeiro), “Marketing pessoal não é uma forma de manipular ou de enganar os outros. É apenas uma maneira de mostrar quem você é, o que você sabe, e o que você pode, de modo que a vida não passe em branco e os ideais não se percam na massa anônima daqueles que não sabem se expressar ou se “anunciar” ao mundo. Ao nascer, o ser humano chora a plenos pulmões publicando a sua chegada. Depois disso cabe a cada um encontrar maneiras criativas e éticas para continuar anunciando a sua marca pessoal”.
Autoconhecimento e metas
Pesquisas mostram que menos de 3% da população tem metas específicas, pessoais ou profissionais, mas somente 1% da população coloca sua meta no papel. Algumas perguntas são importantes nessa tarefa do conhecimento como, por exemplo: Quais são suas metas?; Você sabe visualizar o que quer?; Suas metas são coerentes com seus valores?; Como é a sua visão de mundo?; Qual o sentido de sua vida?; Você tem um diferencial?; O autoconhecimento é um dos principais requisitos de um profissional de sucesso, essas pessoas têm o seu objetivo claramente definido, pensam ou agem de forma organizada e são geralmente muito determinadas. Ter metas pré-definidas ajudam a melhorar o marketing pessoal. Uma pessoa mal resolvida, que não organiza seu próprio tempo, pode causar uma má impressão a seus colegas e principalmente a seu superior. Algumas empresas dão grande valor a pequenos detalhes, alguns até imperceptíveis, mas muito importantes para a divulgação da política e dos valores estabelecidos pela instituição. Conhecer a si próprio não é apenas olhar-se no espelho e decodificar a imagem refletida, e sim saber os ideais e valores que se deseja ou que se pretende alcançar.
Nos exames de seleção, algumas empresas aplicam testes de autoconhecimento, assim elas conhecem um pouco do indivíduo e avaliam por este a capacidade intelectual dos pretendentes à vaga.
 
Melhorando a embalagem
Quando se encontra a resposta para essas perguntas é hora de partir para a parte mais consistente do marketing pessoal: Aquisição de conteúdo. O ser humano possui uma capacidade para reter conhecimento, embora algumas vezes não se dê conta disso. Deve-se sempre melhorar o produto. A embalagem é algo de grande importância, pois ela é o cartão de visitas.
Algumas mudanças externas ajudam a agregar valor ao produto. Várias medidas podem ser tomadas para melhorar a aparência, ou, até mesmo, mostrar o conteúdo no interior. Claro que ninguém é igual a ninguém e apesar da mídia propor padrão de profissionais a ser seguido, cada um desenvolve um padrão de acordo com suas próprias características. O cuidado com o visual precisa ser analisado minuciosamente. Assim, o traje correto e oportuno a cada momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem. Para se lançar ao mercado como produto, não coisificando as pessoas, é importante saber que o homem é fruto do meio em que vive, devendo, então, conhecer o mercado com suas próprias aptidões, para que assim, possa se estabelecer o preço que lhe é devido. Portanto, o Marketing está relacionado como departamento de vendas, promoções e propaganda.
Algumas dicas para melhorar o marketing: Cuidar da saúde; Roupas e sapatos adequados; Atenção aos detalhes; Ser organizado; O corpo fala; Como as pessoas te vêem?
Hoje se fala muito que o importante é o conteúdo, que não se deve dar tanta importância à imagem. Belas palavras, mas na prática não é bem assim. Antes de ver o conteúdo, a primeira coisa que vemos é a forma, o que está na parte externa desse conteúdo.
 
Buscando crescimento pessoal
Trabalhar a imagem não é apenas lapidar os aspectos externos, mas os internos também, ou seja: a forma e o conteúdo. Quem trabalha só a forma, esquecendo-se do conteúdo, está esculpindo uma máscara que cedo ou tarde cairá.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso.
Essa tarefa exige paciência, disciplina, perseverança, autoestima, determinação, crenças e valores que norteiam as atitudes comportamentais para que faça o uso correto das habilidades criadas e aperfeiçoadas.
A leitura frequente de revistas, jornais, bons livros, reportagens e outros também é de suma importância no aperfeiçoamento do marketing pessoal, ser autodidata, claro que cursos de reciclagem e especializações são essenciais na busca de conhecimento e informações diárias. O talento e a determinação podem fazer a diferença e melhorar a marca.
Networking
Networking é a expressão em inglês usada para definir uma rede de relacionamentos. Pessoas que criam vínculos que permitam fazer o boca-a-boca, a divulgação imediata daquilo que somos e fazemos. Não se trata de uma rede de amigos, mas muitos na rede podem ser amigos. Também não é uma rede de afins, embora muitos possam ter coisas em comum.
O networking é um conjunto de técnicas, cujo objetivo é estimular um comportamento natural de solidariedade e de ajuda recíproca em todos aqueles que tomam consciência de que estamos em interdependência na rede de relacionamentos humanos.
Um verdadeiro networking é uma via de mão dupla. Um ajuda o outro, mesmo não sendo por uma condição imposta. A melhor maneira de se iniciar um networking é começando a descobrir necessidades e necessitados e tentar ajudá-los.
A disposição em ajudar os outros; não é pensar que é receber e pronto. No mesmo patamar de importância está o comportamento ético, porque é a confiança depositada nos membros da rede que vai possibilitar sua navegação.
Quem não tem boa reputação não é indicado nem recebe ajuda. O altruísmo é o valor que move a humanidade na direção do bem. É o desejo de ajudar, de ser solidário com o outro antes mesmo de imaginar que essa atitude possa gerar algum benefício próprio no presente ou no futuro.
Um bom networking depende muito mais de uma postura de "estou à sua disposição" do que de alguma técnica planejada. É algo tão simples como sempre foram as comunicações humanas que transmitiram de pessoa a pessoa, ideias ou conceitos que eram favoráveis a todos os que participavam de uma determinada rede de relacionamentos.
O marketing pessoal vem fortalecendo o crescimento pessoal e profissional, assim como as redes de relacionamento e o status profissional, podendo favorecer a conquista e a consolidação de espaços no mundo do trabalho competitivo quando é usado como um instrumento para apresentar competências e habilidades.
Outro aspecto importante é manter sua rede de relacionamentos sempre ativa, ou seja, o seu networking. Fazer novos contatos sem se esquecer dos velhos, também pode ajudar a quem procura ascensão no mercado. Inovar, sair da rotina, participar de associações, eventos, viajar, praticar atividades físicas são atitudes simples, mas com grande efeito para alargar os horizontes.
Agir com simplicidade mantendo a cordialidade, com as pessoas que estão à sua volta também é algo que transmite uma boa impressão e traduz os valores e crenças do indivíduo observado. Outros fatores que devem ser analisados na prática do marketing pessoal, para o caminho do sucesso são: A qualidade do posicionamento emocional para com os outros; A comunicação interpessoal; A montagem de uma rede relacionamentos; O correto posicionamento da imagem; A prática de ações de apoio ajuda e incentivo para com os demais.
Criatividade: Uma necessidade em prol do Marketing pessoal
A criatividade é a ferramenta mais adequada para se encontrar a maneira de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o currículo, de desenvolver novos produtos e muito mais. Segundo Disney (2008) “Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita, mais forte fica”. Criatividade é uma das chaves do Sucesso do Marketing Pessoal. A criatividade pode ser o multiplicador do seu resultado. Se fazendo melhor e mais do que os outros você espera ter o dobro do resultado deles, ao aplicar a criatividade, pode ser que você tenha um resultado 10 ou até 100 vezes melhor que o deles.
Todo ser humano tem um potencial de criatividade, todavia, alguns obstáculos impedem que as pessoas descubram seu próprio potencial, por vários motivos, tais como: Dificuldades em perceber a criatividade nos atos simples da vida, por acreditar que a criatividade é algo próprio de pintores, cantores e demais artistas; A maioria recebeu instrução através de um processo educacional fragmentado que não valoriza o aspecto pessoal e nem as experiências de cada pessoa; Tendência a rejeitar o novo; Punição pelo erro, ao invés de aprender com eles; Dificuldades de se livrar das ideias velhas.
O marketing pessoal, por sua vez, surge como uma ferramenta para alcançar o sucesso profissional sem se descuidar dos detalhes. Em qualquer local de trabalho há pessoas que se destacam, alcançam postos importantes nas empresas e a carreira é pontilhada pelo sucesso. Elas fazem marketing pessoal, considerado um fator altamente positivo para o profissional e sua carreira. Cuidar bem da imagem é garantir e ampliar as oportunidades de crescimento profissional, uma vez que é fundamental ter uma imagem de pessoa de valor, inteligente, simpática, ética e cooperativa.
O Marketing Pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na vida pessoal. A cada dia o tema ganha mais importância. Sua capacidade de auxiliar a inserção de profissionais no mercado é efetivamente, uma vantagem competitiva que deve ser buscada numa economia em que, o verdadeiro diferencial competitivo das organizações é a natureza, a qualidade e a capacidade dos homens e mulheres que as fazem.
Segundo Mello (2008), “o Marketing Pessoal é composto de cinco ferramentas básicas que, quando utilizadas em conjunto, apresentam um resultado de ampla dimensão”. Na visão do autor, “não existe beleza, nem charme, nem posição financeira privilegiada que possa suprir a falta de um bom Marketing Pessoal”. Dessa forma, os cinco pilares que sustentam e promovem o marketing pessoal são:

· Embalagem do produto (O produto é você): sugere uma boa aparência, ou seja, uma embalagem adequada de um produto, ou serviço, pode comprometer a confiança de uma clientela, não deixando dúvidas quanto à competência profissional;
· Higiene pessoal: não só a aparência externa importa, mas o cuidado com a higiene pessoal, ou seja, o hálito, o cheiro, o cabelo etc;
· Conteúdo: competência, caráter, honestidade, fidelidade, enfim, os valores que cada um tem dentro de si mesmo;
· Postura física: ter uma postura que dê indícios de um bom atendimento, pois o comportamento de quem representa a imagem de uma instituição poderá comprometer sua credibilidade;
· Comunicação: a comunicação pode ser a ferramenta responsável pela diferença entre o fracasso ou seu sucesso no marketing pessoal;
ATIVIDADE
    “Marketing pessoal não é uma forma de manipular ou de enganar os outros. É apenas uma maneira de mostrar quem você é, o que você sabe, e o que você pode, de modo que a vida não passe em branco e os ideais não se percam na massa anônima daqueles que não sabem se expressar ou se “anunciar” ao mundo. Ao nascer, o ser humano chora a plenos pulmões publicando a sua chegada. Depois disso cabe a cada um encontrar maneiras criativas e éticas para continuar anunciando a sua marca pessoal”. (RAMALHO, 2008).
     Baseado na citação acima e no conteúdo apresentado durante o curso, faça uma análise expondo sua visão sobre o marketing pessoal antes e após o curso. Analise a sua situação como profissional, o que em você pode ser mudado ou melhorado após os conhecimentos adquiridos

14 comentários:

  1. Marketing pessoal eu imaginava que era a pessoa em si perante a sociedade, agora acredito que é a forma que você se comporta, sua roupa, seu caráter, a maneira que você se expõe no seu trabalho, local de trabalho você tem que se comportar da melhorar maneira possível, quanto mais profissional melhor, tudo o que acontece no local de trabalho "morre" lá ninguém tem que ficar sabendo quanto menos detalhes melhor, asiim você será mais profissional e poderá crescer cada vez mais na empresa, tanto pessoal que levará os conhecimentos para o resto da vida!
    Natália Chiaratto

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  2. Marketing Pessoal é uma ferramenta para se alcançar o sucesso profissional, instrumentos que o indivíduo possa usar em seu benefício, como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o marketing pessoal se torna uma vantagem, onde o indivíduo que sabe usá-lo se sobressairá diante dos demais. Não basta ter boa aparência, cuidados com o cabelo, unhas, hálito, se a pessoa não tiver conteúdo, também deve se preocupar em ter conhecimento, caráter, valores, saber se comportar, ter ética, ser integra.
    A pessoa não pode estagnar, deve sempre buscar maneiras para sua melhora profissional, estar sempre atualizada, depois de ler o texto aprendi que aspectos como “ser solidário”, otimista, também fazem parte do marketing pessoal. (Jéssica Marcolino Polveiro)

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  3. Quando ouvia falar de marketing pessoal já tinha uma noção de que era uma ferramenta para melhorar nossa imagem, tanto num determinado lugar social quanto no ambiente de trabalho. Após a leitura do texto pude compreender que o tema é bem mais complexo e de grande importância para uma pessoa em seu ambiente profissional. Outro ponto que compreendi melhor, foi a questão que não basta você querer criar uma imagem, apenas de aparência, pois ela pode cair mais cedo ou mais tarde, um bom marketing pessoal passa por varias fazes como, a auto. Analisando, achei que de é grande valia para uma pessoa se entender melhor e assim criar metas para ser alcançadas. Quando nós temos metas nos criamos certos caminhos para chegar até la, se torna então uma grande ferramentas de podemos usar. Para mim creio que preciso fazer uma alto conhecimento para determinar objetos mais concretos e traçar caminhos para chegar ate lá, porém creio que me mantenho bem atualizado sobre o mundo sempre procuro ler bastante.E outro ponto interessante é o de dentro de um ambiente profissional, onde nós nunca podemos se acomodar e, sempre nos mantermos bem atualizados e atentos no ambiente da empresa, como umas das dicas a cima de manter sempre uma boa criatividade e e a cooperação com os companheiros de trabalho.(Diego A. da Silva)

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  4. Antes de iniciar o curso a minha visão sobre o marketing pessoal era de comunicação e apresentação pessoal,no decorrer do curso notei um conjunto de características necessárias, desde a embalagem,o networking, e um ponto muito importante, a CRIATIVIDADE em prol do marketing pessoal.Feita a auto-análise é válido dar atenção aos detalhes,usar os erros como forma de aprendizado,ser criativo para mostrar quem você é,cultivar relacionamentos e ter ética profissional.
    (Tereza Cristina Sartorelli)

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  5. Antes de ler o conteúdo apresentado tinha uma noção básica do marketing pessoal, sabia que a comunicação, a aparência era de grande importância, após a leitura do texto pude compreender que esses dois fatores não são tudo,o conteúdo apresentado nos mostra fatores de suma importância um exemplo destes é a criatividade que tem sido muito considerado no mercado de trabalho, pois através deste fator o profissional se destaca, tem uma visão antecipada de alguns fatores, assim colocando uma empresa à frente, e isso a criatividade é bem observada pelos empresários. O interessante foi ler que somos observados nas minimas coisas e que estas são bem consideradas e demonstra o que realmente somos. Através do conteúdo lido percebi que preciso ler mais, para que eu possa estar sempre atualizada nos acontecimentos e estar sempre ampliando meus conhecimentos. Em suma o marketing profissional é um fator muito forte e de grande importância para um profissional e infelizmente muitos não dão a importância devida assim tendo uma desvantagem na vida pessoal principalmente na profissional.

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  6. Antes de fazer a análise do texto, tinha uma opinião que seria algo que me relacionasse, exemplos:como que descrevia a uma pessoa, sendo as características profissional de cada um.
    No texto pude notar que marketing pessoal é criar uma marca neste mundo, para que a pessoa seja vista que seja algo notável. Seria uma forma exata de auto crescimento, sendo que a cada dia nós ser humanos temos que buscar mais e mais conhecimento, estar nos aprimorando.
    Temos que saber passar tanto para a empresa ou para um todo, o que realmente somos tanto interno como externo, o que sabemos, o que fazemos da melhor maneira, todo o nosso conhecimento.
    No texto cita-se, que já que estamos neste mundo temos que lutar para fazer a nossa própria imagem, ter a cada um a sua própria MARCA, cada pessoa tem que saber se atualizar querendo cada vez crescer.
    Acredito que a cada vez mais que não devemos achar que tudo já é sabemos é o suficiente e sim buscar aprender mais e mais, por isso procuro sempre me atualizar de todos as atualidades.
    (Maiara Menezes Lopes)

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  7. Antes de começar a fazer o curso, eu obtinha um conhecimento pouco abrangente do Marketing pessoal, atribuindo a este apenas o ato de transmitir uma boa imagem perante aos outros, interligando isto a uma boa comunicação (persuasão). Posteriormente, compreendi que ele vai mais adiante do que essas duas características. Acoplando à sua existência ações de solidariedade(ter sempre disposição para ajudar ou apoiar o próximo, sem análises de possíveis benefícios); uma boa rede de contatos(networking), usufruindo desta ferramenta para uma ascensão profissional e pessoal; cuidados com a imagem exterior (cabelos,vestimenta,etc), e interior(valores, ética,emocional).
    Há uma necessidade de mudanças para que eu possa começar a desenvolver meu marketing pessoal.A primeira delas é o auto-conhecimento. Identificar meus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos. Em seguida, determinar um foco para seguir. Após, usufruir positivamente e ao meu favor as minhas habilidades, e estar em constante desenvolvimento de minhas fraquezas.
    Regiane Batista

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  8. antes do curso tinha uma noção bem basica de marketing pessoas,com a leitura dos textos aprendi que marketing pessoal vai muito mais alem doque apenas as suas roupas e su comportamento e sim tambem higiene pessoal,comunicaçao,conteudo,postura fisica entre outros. Aprendi tambem que não basta apenas vender sua imagem o importante é despertar nos empregadores o desejo da contratação.
    Acredito que todos temos sempre o que melhorar tanto em nossa vida pessoal como profissional,devemos sempre estar em desenvolvimento,ser criativo,tirar proveito dos erros,e estar sempre atualizado pois a concorrencia no mercado de trabalho é grande.
    (Jéssica Fernandes Rodrigues 1ºADM)

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  9. Marketing pessoal é uma ferramnete muito importante para o sucesso profissional e tambem para o sucesso pessoal.Com a realização do curso podemos adquirir um conhecimento mais amplo de markenting pessoal, que antes ser realizado o curso não era possivel.
    Hoje em dia tudo basicamente se gira em torno da beleza, pois o mercado de estetica esta cada vez mais amplo e concorrido, atraves da beleza conseguimos oportunidades para a nossa vida profissionalleitura do texto podemos perceber que markenting pessoal esta envolvido no nosso dia a dia pois a cada segundo é inventado um produto novo para a beleza, não so da mulher mas tambem do homens.
    Por isso que markenting pessoal é importante para todos nois.
    (geane de melo)

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  10. O marketing pessoal pra mim sempre foi algo muito importante. Um dos pontos mais importantes na vida de cada pessoa. O ponto principal que me faz ter essa visão, é o de que a impressão que a pessoa tem de você, pode fazer toda a diferença em uma empresa, ou até mesmo no meio em que você convive. É muito importante que você possa expor as qualidades, que você saiba como fazer isso... Demonstrar os seus pontos fortes, chamar a atenção pros mesmos. O marketing pessoal pode ser o diferencial, para aqueles que saibam usá-lo.

    Otto Henrique Silva Ferreira

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  11. O marketing pessoal não se prende apenas nas roupas e um cabelo bem arrumado, vai muito além disto, a boa comunicação é importantíssimo, assim como uma boa relação com as pessoas, ter valores , ou seja , ter um bom conhecimento em geral.Também a imaginação tem que estar ativada ,para resolver os problemas do cotidiano.Temos que despertar o interesse da empresa em nos contratar ,por meio destas habilidades acima citadas. O mercado de trabalho está cada vez mais concorrente, é cada vez mais será impossivel se firmar nele sem um bom marketing pessoal
    (Júlio Almeida)

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  12. Para de dar bem em seu marketing pessoal,devemos seguir alguns pontos:

    A pontualidade é uma característica que nos deve diferenciar dos demais. Além de demonstrar que sabemos cumprir horários, demonstra também que somos organizados e damos valor ao nosso tempo e à forma como o utilizamos, e que sabemos respeitar as prioridades de quem espera por nós.

    Estar sempre motivado, faça com que nada o atrapalhe.
    As pessoas contam consigo para realizar as tarefas que lhe propõem. Por isso mostre que sabe estar à altura das expectativas e não desiluda a confiança que lhe dão.

    Focar os problemas, controle a ansiedade, as preocupações e frustrações.
    Ninguém gosta de perder, mas uma qualidade essencial é saber perder. Por isso elimine as preocupações inúteis quando está a fazer um trabalho ou tarefa. Desta forma aprende a estar concentrado naquilo que verdadeiramente interessa.

    Seja ético, e honesto
    Nunca ouviu a expressão “mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo”? Pois bem cultivar uma postura ética e de honestidade para com os outros terá como resultado que as outras pessoas lhe reconheçam a sua honestidade e força de carácter.

    Isto será um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento do seu Marketing Pessoal, porque será reconhecido como verdadeiro e não como uma manobra publicitária.

    Use a Auto-promoção
    Utilize todas as formas possíveis para se dar a conhecer a si e ao seu trabalho. Inscreva-se nas redes sociais, desenvolva e mantenha uma rede de contactos que possa utilizar para ser ajudado e para ajudar os outros.

    Peça aos seus contactos que lhe dêem uma avaliação do seu desempenho, e melhore os aspectos mais fracos que lhe forem apontados.

    Respeite para ser respeitado
    Tome sempre cuidado com o que pretende falar, procure dar sempre uma imagem positiva das coisas, e não deprecie ninguém para não correr o risco de ser depreciado por ninguém. E outro factor importante, não esteja constantemente a atender o telemóvel, nem a escrever mensagens, muito menos em reuniões!

    Saber usar o Marketing Pessoal é a sua forma de se conseguir afirmar, e de ser reconhecido, num mundo cada vez mais competitivo onde somos constantemente avaliados. E ninguém gosta de negativas, certo?

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  13. Antes do curso e das informações apresentadas, minha visão sobre o Marketing Pessoal era pouco abrangente. O Marketing Pessoal em minha visão era você mostrar suas qualidades e transmitir uma boa imagem (vender a sua imagem), mas com as informações apresentadas, puder perceber vários detalhes que antes não pareciam estar relacionados, ou eu não tivera antes dado tanta relevância. Um bom profissional é aquele em que traz benefícios para a empresa, mas não é só isso. Além de trazer bons resultados para a empresa, ele tem que melhorar constantemente suas habilidades e conteúdo. Tais habilidades que podem ser adotadas para se destacar entre o meio, são: a aparência, relação com pessoas em busca de ampliar seu conhecimento e transmiti-lo havendo uma troca de informações, criatividade para sempre estar apto para novas situações, higiene e principalmente aprender com os erros; essas são algumas das habilidades citadas que devem estar presentes em um bom profissional ou aquele que busca o sucesso. Em minha opinião a ética é fundamental. É mostrar-se digno para alcançar os objetivos que vislumbra. Assim como qualquer tipo de Marketing, o marketing pessoal tem que ser constantemente reavaliado e melhorado, boas leituras trazem grandes benefícios. Conclui-se que o Marketing pessoal não é só o que você transmite externamente (sua aparência); o conteúdo externo também tem grande relevância (conteúdo, criatividade e um desejo de inovar). O Marketing Pessoal é um conjunto de habilidades que geram o sucesso pessoal; é você mostrar o que sonha, em que acredita, transmitir suas idéias e alcançar os seus objetivos. Como citado à cima, é uma maneira de você ser reconhecido em um mundo altamente competitivo.

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    1. O comentário acima pertence a:
      Gabriela Talarico 2º Secretariado

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