domingo, 26 de agosto de 2012

INTRODUÇÃO AO MARKETING - OS 4P´S

Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e trocas de produtos de valor com outros.
Em 1950 começou a se sentir a necessidade do marketing, quando os empresários perceberam que vender por vender já não funcionava muito e que esta não era a melhor maneira de se comercializar seus produtos. Com isso se determinou o conceito de marketing no qual o consumidor agora é considerado o rei.
Explicar o que é marketing, qual sua função, como utiliza-lo de maneira correta são dúvidas que estão presentes na realidade de alunos que ingressam em cursos ligados ao assunto como comunicação e administração e até mesmo profissionais já formados que trabalham no ramo. Uma das ferramentas mais utilizadas no marketing é o chamado composto de marketing que é formado pelos quatro Ps, com eles os profissionais da área podem decidir questões sobre produtos e suas características, a partir daí pontos essenciais para o sucesso deste serão fixados como: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.
O composto de Marketing é a estratégia Mercadológica, são várias combinações que um gerente de marketing pode utilizar para alcançar seus objetivos.
O primeiro "P”: Produto
Antes de qualquer planejamento ou estratégia mercadológica é necessário antes estudarmos e conhecermos o produto.
As informações sobre preço, distribuição e propaganda são conseguidos por meio do estudo do produto e da capacidade de identificar e localizar o público que pretendemos atingir e este é o mercado.
Já no planejamento daquilo que se vai comercializar, o empreendedor deve considerar aspectos qualitativos, verificando que características o consumidor quer no produto, e para que uso se destinará. Análises quantitativas também devem ser feitas, só assim pode-se ter uma ideia precisa da quantidade de produtos que devem ser do contrario corre-se o risco de produzir mais ou menos do que aquilo que o mercado necessita.
O consumidor, ao tomar sua decisão de compra, o faz levando em conta dois aspectos. Aspectos palpáveis como o tamanho, a cor, o modelo, o estilo, a embalagem, rotulagem. Ou aspectos que não podemos tocar como a marca, as garantias, a imagem, o status que decorre do seu consumo, os serviços agregados, entre outros. A Qualidade, embalagem e marca de um produto são características que devem ser levadas em consideração na hora de se fazer uma análise sobre ele.

A qualidade do produto

O estudo e o conhecimento de um produto são extremamente necessários, para que se divulgue o ponto qualitativo de cada item de venda dos produtos, o objetivo que se pretende alcançar é fazer com que ele se supere em relação aos concorrentes que estão cada vez melhores e mais difíceis de ser superados em todos os segmentos. Ao comprar um produto o consumidor acima de tudo deve se sentir seguro na sua escolha, saber que eventuais problemas de fabricação ou de seu funcionamento estão assegurados por garantias. Procurar conhecer o produto concorrente nos garante embasamento na hora de fazer comparações e apontar as falhas dos mesmos.

A embalagem do produto

A apresentação de um produto é que vai diferencia-lo dos outros concorrentes, a embalagem terá a função de chamar a atenção do consumidor para ele. Para sua formulação deverá ser feito todo um estudo que ajudará na definição de cores e elementos utilizados na embalagem, pois apenas uma cor que se utilize de maneira errada já pode interferir nas vendas pretendidas.

A composição de uma embalagem pode parecer tarefa fácil após sua elaboração, mas não é bem assim, é preciso estar antenado e saber sobre os acontecimentos do momento, tendências, o fato da embalagem ter múltipla utilidade também pode influenciar na aceitação. Muitas vezes, o próprio cliente não percebe que sua escolha é feita pela embalagem, ela é vista apenas como algo utilizado para guardar o que realmente interessa, porém ela pode ser o ponto “X” de um produto, ao fazer a modificação de uma embalagem sem embasamento ou necessidade pode afetar a identificação do mesmo, gerando perda de clientela. O poder de armazenamento e conservação também são indispensáveis.

A marca do produto

A marca é quem vai fazer de seu produto um destaque, um exemplo disso é ver o notável sucesso de algumas marcas. As pessoas já não procuram a palha de aço, elas procuram o “Bombril”, já não se procura o achocolatado e sim “Nescau”. Estabelecer sua marca será o primeiro e mais importante passo para que haja a procura espontânea por seu produto se sua marca é conhecida e está na ponta da língua do consumidor isso será uma importante arma de influência para ganhar novos clientes.

O segundo "P": Preço

O custo

Para estabelecer o preço de um produto deve-se levar em consideração todos os seus componentes como pesquisa, desenvolvimento, matérias-primas, industrialização, embalagem, rotulagem, mão-de-obra, propaganda, promoção de vendas, distribuição, impostos, taxas, administração, desperdícios, encargos sociais , etc.

Na análise do custo real, todos os investimentos em instalações, mobiliário, máquinas, equipamentos e implementos, dentre outros, devem pesar sobre a formação de preço do produto e sua depreciação.Se não houver precaução em relação a todas essas questões o resultado será grandes prejuízos por se dar ao produto um preço que não condiz com a realidade dos gastos feitos para sua produção. Se para reparar o erro houver aumento deste produto sem justificativa cabível isso pode repercutir mal afetando sua participação no mercado

A concorrência

Quando falamos em preços competitivos, referimo-nos à concorrência.

Algumas empresas são forçadas a adotar como critério seguir o preço existente no mercado, diante da impossibilidade de competir, apresentando preços superiores aos utilizados e aceitos, mesmo que isso comprometa suas margens e diminua seus resultados. Outras, entretanto, mesmo podendo ofertar preços menores, observam a conveniência de utilizar os mesmo preços praticados pela concorrência ao perceber que estes são aceitos pelos consumidores.

Há empresas que seguem sempre o preço de algum concorrente no mercado, outras, trabalham com preços ditos agressivos, objetivando ofertar preços inferiores aos de seus concorrentes e assim tomar-lhes fatias de seus consumidores.
Os chamados preços promocionais têm por objetivo atrair clientela, e assim conseguir vender mais que os outros.

O consumidor

Com o tempo, com novas tecnologias e informações o consumidor se torna cada vez mais exigente. O produto deve tentar sempre seguir estas novas exigências, porém, os preços devem ser minuciosamente analisados do contrário afetarão as metas de vendas pretendidas. O consumidor define um produto como caro ou barato pelo grau de interesse e satisfação, sempre será caro o produto que se compra e não lhe satisfaz.


O terceiro "P": Ponto de Venda
Para decidir que tipo de distribuição irá utilizar é necessário levar em consideração alguns fatores, como custos, características dos produtos, área geográfica almejada, a promoção que alguns canais podem oferecer para os produtos, a concorrência e a tradição.
O canal de distribuição deve ser eficiente o bastante para movimentar fisicamente os produtos e promovê-los, retornar informações sobre o mercado, ensejar custos de marketing reduzidos e maximizar resultados e lucros.
A colocação dos produtos no ponto de venda é fator importantíssimo para que ele seja notado, a Coca-Cola treina os funcionários dos locais onde o produto é vendido para que a colocação de seus produtos seja preferencial a vista do consumidor, principalmente em supermercados, ela tem lugar especial para seus produtos e isto é fiscalizado. Para que o resultado seja satisfatório é necessário seguir algumas regras:
As áreas onde se tem maior movimento são as melhores para que o produto seja visto por um grande número de pessoas. Se o seu produto é alimentício ele deve ser exposto exatamente neste setor e nunca em outro qualquer.

Ele deve estar localizado de forma que seja facilmente visto pelo cliente, na correria dos dias atuais o consumidor já não tem mais tempo de analisar todas as marcas expostas, ele provavelmente levará o que melhor estiver posicionado na sua linha de visão, desta forma não será difícil pegá-lo. Abordar o consumidor na hora da decisão de compra, mais exatamente na hora em que apanha o produto pode trazer bons resultados dependendo da abordagem e poder de persuasão do promotor de vendas. A degustação já vem sendo utilizada há algum tempo e dá ao consumidor a certeza do sabor e qualidade do produto ofertado, amostras grátis são muito eficientes e geralmente decisivas na hora da escolha, o importante é fazer o cliente sentir que está tendo alguma vantagem ao escolher o seu produto e sempre venderá mais quem aparecer mais.


O quarto "P”: Promoção

A propaganda é que vai levar ao conhecimento do consumidor todo o trabalho feitonos três “Ps” anteriores e ajudará também a convencer o cliente na hora da compra.

Há muitos meios de divulgar este produto. Televisão, rádio, outdoor, revista, mala direta, internet, panfletos, cartazes, etc, mas há sempre um que será mais eficiente e conveniente para sua divulgação, para isso é necessário uma delicada análise. Após analisar qual meio trará melhores resultados levando seu produto ao seu público alvo, muitas inserções da propaganda elaborada devem ser feitas periodicamente, pois só por meio da repetição seu produto estará sempre na cabeça do consumidor.

A ponte que irá levar seus produtos até os consumidores é a propaganda, com a criatividade dos anúncios, a propaganda publicitária construirá a imagem da marca e possibilitará sua aceitação no mercado com um certo grau de preferência, sendo assim, investir em propagandas criativas é indispensável, elas devem ser diferentes ou de preferência melhores que os anúncios dos concorrentes para se sobressair no mercado alvo.

A propaganda também envolve sobre um processo de decisões que são missão, mensagem, mídia, moeda e mensuração. A propaganda vai conquistar o interesse, desejo ou ação do consumidor.

A promoção de vendas faz com que os anúncios publicados mexam com a mente e o comportamento das pessoas fazendo com que ao ouvir alguma noticia de liquidação, preços mais baixos, logo se tenha a ação de comprar o produto oferecido. Hoje, acredita-se mais no poder da propaganda do que a algum tempo atrás quando a empresa destinava a anúncios o máximo de 30% do total de seu orçamento e atualmente, chegam a investir 70%. Uma promoção de venda altamente recomendada é aquela que a empresa possui uma marca superior que não é conhecida pelo consumidor, isso faz com que os consumidores sejam estimulados a testar a marca.

Aprendendo e colocando em prática as técnicas e informações contidas dentro dos quatro “Ps” pode-se valorizar o produto, colocá-lo em evidência, atrair o consumidor, fixar a marca, obter lucro e conseguir muitas outras vantagens podendo ver na prática que realmente “O mix do Marketing faz o Sucesso”.

ATIVIDADE

FAÇA UMA ANÁLISE DO TEXTO E RESPONDA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA VOCÊ?

20 comentários:

  1. A marca é importante para que as pessoas divulguem o produto sem que elas percebam, muitas pessoas quando vão se referir a um determinado produto falam a marca e não o nome do produto e ela também é uma forma de diferenciar a qualidade entre os produtos.
    Maíra Cordeiro Figueiredo.

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  2. Boa tarde, em minha opinião a marca faz com que as empresas, produtos/serviços se vendam com mais facilidade, transmite certa segurança e confiabilidade de uma empresa ou produto/serviço, pesquisas indicam que, a despeito das grandes mudanças ocorridas com a globalização, a marca continua como um dos principais fatores na decisão de compra, muitas pessoas adquirem produtos, vou entram em determinada empresa, pelo que a marca representa perante ao público consumidor, as marcas de maior apelo entre os clientes são as mais lembradas e que agregam os atributos de valor, qualidade, confiança, além de forte imagem, a marca auxilia no crescimento das empresas, na venda de seus produtos/serviços. Contabilmente a marca representa um valor significante para a empresa, de forma que a mesma é classifica como um bem intangível como podemos observar: a marca Petrobrás é considerada a marca mais valiosa do Brasil e tem um valor de R$ 10.560.000,00, seguido pela marca Bradesco com o valor de R$ 6.690.000,00, depois vem a marca Itaú, com uma valor de R$ 6.606.000,00, em quarto lugar aparece a marca Skol com uma valor de R$ 4.698.000,00, conforme site: www.istoedinheiro.com.br/noticias.

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  3. É muito importante para uma empresa ter sua marca reconhecida, pois assim ela atingirá seu objetivo de lucro e satisfazer as necessidades do consumidor, além de se destacar no mercado em que atua.
    Uma marca forte transmite ao consumidor a confiabilidade daquele produto ou serviço, indicando assim se suas necessidades serão atendidas ou não.
    Além dos fatores que envolvem a produção, a execução de um serviço prestado ou produtos a ser vendido necessitarem de qualidade e competência, para uma empresa é muito importante identificar corretamente o que o seu produto oferece, identificar o seu público alvo, explorar os elementos de apresentação destes produtos (qualidade, embalagem), ter um preço que reflita os seus interesses e dos seus consumidores, avaliar uma localização estratégica para seu ponto de vendas e realizar a promoção, através das campanhas publicitárias que divulguem ou fixem a imagem do seu produto junto aos consumidores. (Ana Paula Yjanne)

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  4. A marca é o que difere uma empresa de sucesso de uma empresa que não passará o status de "micro". O consumidor em sua maioria procura pela marca que lhe traz conforto, buscando a certeza, e nunca a incerteza e que terá o resultado esperado. Em sua maioria, busca o já conhecido... a marca que já lhe trouxe o bom resultado e a satisfação antes. É muito importante portanto, que a marca seja reconhecida, e sua empresa cresça com base nessa marca.

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  5. ^ Otto Henrique Silva Ferreira

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  6. Os quatro P’s representam as principais áreas onde o marketing deve atuar, a empresa deve trabalhar, desenvolver bem esses elementos. O Marketing faz gerar uma necessidade, um desejo em ter “tal produto”. Para o consumidor um produto se torna “caro” quando este não satisfaz suas necessidades.
    Para se trabalhar o mix do marketing, deve se ter um conhecimento do mercado consumidor, saber o que o cliente espera do produto. Até mesmo a embalagem pode fazer o diferencial na hora da escolha, ela deve chamar atenção. A marca transmite segurança, um produto confiável, de qualidade. (Jéssica Marcolino Polveiro)


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  7. Apos a leitura do texto podemos perceber que a marca é muito importante para o markenting de qualquer produto,traves dela se adquiri o reconhecimento do publico.
    Com o avanço da tecnoligia e a correria do dia a dia o consumidor não procura mais o produto com o seu nome de origem, mas sim atraves de sua marca.
    Uma marcar mal elaborada pode trazer prejuizo,nao sera reconhecida e todo envestimento sera perdido.
    Mas uma marcar bem elaborada ira trazer o reconhecimento e lucros pois sera bem vendida e procurada pelos consumidores.
    (Geane de melo 1º adm)

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  8. Deu a entender que um Fabricante que desejar obter uma MARCA DE SUCESSO,tem que ter um produto de qualidade ,que entrá no mercado almejando ter o melhor produto por que com as tecnologias avançada de hoje o consumidor esta ainda mais exigentes com o preço e a qualidade do produto.
    Certos detalhes como preços,distribuição,qualidade,embalagem e concorencia são aspectos que devem ter o maior cuidado procurar obter o máximo possivée de informação sobre produtos concorentes,a qualidade tem que ser exemplar onde a marca passara confiança e garantias a satistação ao consumidor.
    A embalegem é um fator muito importante para a marca onde bem elabora terá destaque sobres os concorentes ,aonde que umna embalagem que ter multiplicas utilidades tammbém pode ajudar muito na aceitação do consumidor , onde que estamos buscando um mundo mais sustenvavel.
    A marca também tem que ter uma distribuição bem organizadas aonde que saberas estados e regiões onde seu publico alvo estaré e ter um melhor aproveitamento na vendas e assim obetra o lucro esperado .


    (emerson edson camargo da silva)

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  9. Os 4P's representam a "alma do marketing" ou seja, o produto que estiver com um preço acessível estará em um ponto de venda estratégico e vai gerar uma promoção diferenciada dos outros produtos, sendo assim ela será a marca escolhida pelo púiblico alvo, sempre conquistando o seu lugar no mercado.
    Natália Chiaratto

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  10. A marca para uma empresa ou o produto, é de extrema importância e de grande valia já que, é ela quem identifica e muitas vezes vende o próprio produto, como descrito no texto acima os exemplos do Bombril e o Nescau que são destaques.
    Quando o produto é bom torna-se a marca um exemplo do produto, agregando valores(exemplos qualidade no ramo e de STATUS para quem compra)estes serviços agregados tornando sua marca forte dentro do mercado e com grande influência na decisão de compra do consumidor.
    Diego A. da Silva

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  11. A importancia da marca mais conhecidas seria mais seguro em leva o produto pra casa. Em questoes de conhecer o produto que ja existe algum tempo no mercado, mas muitas vezes o produto nao oferece so sua marca e sim suas qualidades . Por sua vez garante tambem suas propagandas que o leva ao sucesso.

    Daiana fernanda v costa

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  12. A marca é quem mostra se seu produto ou empresa tera sucesso,ela m uma vez reconhecida pelo publico, não mais sera vendido so o pruduto e sim a marca, algumas vezes o produto pode ate não ser tão bom quando promete mas pela sua marca ganha os consumidores que como citado no texto ,os consumidores nao chamam mas pelo nome do pruduto e sim pela marca como yorgut que todos chamam de DANONE, sabão em pó de OMO entre outros.E a embalagem, a qualidade ,custo e outros fatores tambem contribuem para o sucesso da marca.
    (Jéssica Fernandes Rodrigues 1ºadm)

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  13. A marca de um produto é de extrema importância, pois é ela que representa a empresa visualmente, e é através de sua repercussão no mercado que podemos saber o seu nível de qualidade, fazendo com que a empresa adquira um número elevado de clientes.

    Isabela Dario 2º secretariado

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  14. A marca é importante para o consumidor distinguir o produto destacando o mesmo, a marca tem o poder de substituir o nome do produto e colocá-lo em evidência, é ela quem orienta o consumidor a escolher pelo produto ou serviço.
    (Tereza Sartorelli)

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  15. A marca é um fator de grande importância para um produto, à partir do momento que esta é implantada aos consumidores, ela passa a ter grande valia,atualmente os consumidores estão muito mais exigentes,devido a isso uma empresa para implantar sua marca no mercado deve fazer pesquisas, e com isso saber qual será seu público alvo, assim ficará mais fácil em saber por exemplo qual o tipo de embalagem que agrada e chama a atenção do seu público alvo, fazendo com que a marca seje reconhecida, além de tudo isso a marca tem que ter valor. Valor é totalmente diferente de preço, valor é quando você paga o preço que for por aquele produto, porque ele conseguiu adquirir valor do cliente, um exemplo bem simples é a coca cola, muitos que não trocam a coca por outro refrigerante independentemente se ela custa mais caro, mas traz ao cliente uma satisfação em consumi-lá. Em suma a marca é de grande valia para que o consumidor possa diferenciar uma marca da outra, e saber aquela que mais lhe agrada e lhe satisfaz, a partir do momento que um empresa consegue agregar valor ao produto, esta conseguiu acalçar o objetivo, pois através deste valor a marca será divulgada.

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  16. A marca é o principal meio de decisão e diferenciação do produto no mercado.Sendo esta atribuída ao comprometimento com os produtos, confiabilidade e qualidade.

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  17. A marca de um produto é um ponto essencial para a venda do mesmo, todo cliente tem sua atenção chamada quando uma marca e a embalagem o atrai, independente do valor quando o produto satifaz o cliente ele compra a determinada marca.
    Quando á clientes satisfeitos, há sempre uma divulgação de boca em boca a outras pessoas, sendo assim uma propaganda, aumentando o poder do produto e da marca, levando a marca a ser mais conhecida.
    (Maiara M. Lopes)

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  18. A marca tem um grande poder de persuasão sobre o público alvo. Em minha opinião, no mundo capitalista em que vivemos, compramos um produto maioria das vezes, pela Marca (a atenção) que ele traz. Como exemplo, temos diversos produtos que comparado a outros tem o mesmo sabor ou a mesma utilidade, mas optamos por levar o “de marca”, talvez porque já conhecemos o produto e sabemos que a chances de não aprovarmos, ou possíveis erros são mínimas. Por trás da marca, tem um grande trabalho. O consumidor julga a marca como a sua garantia de que o produto apresentará o que realmente ele busca. Algumas vezes, a marca pode ser definida como um meio de superioridade ou moda. Por exemplo, a casos em que optamos por determinado produto não pelo que ele oferece, mas sim pelo o que a sociedade julga ser melhor. A marca é um grande impacto ao consumidor e à empresa que oferece o produto.
    (Gabriela C. Talarico)

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  19. A marca nada mais que a identificação que o cliente faz com o produto. Que faz com que o produto seja de maior visualidade e reconhecido fazendo com que sua venda seja mais frequente e fácil. Os fabricantes procuram colocar símbolos, logotipos, cores que chamam a atenção dos consumidores para atingir o seu devido publico alvo, que faz com que os produtos sempre tenham uma procura e reconhecimento maior pelo mercado consumidor. Com o passar do tempo essas marcas ganham reconhecimento dentro do mercado, temos grandes exemplos ao comprarmos alguns produtos dizemos o nome da marca ao em vez do produto. Exemplo: OMO no lugar de sabão em pó, dentre outros.
    (Ieda Tozzi)

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  20. Cada vez mais o consumidor está mais exigente, com isso a concorrencia das empresas aumentam ,para apresentar cada vez mais um poduto de melhor qualidade ao consumidor.Como se diz " a propaganda é a alma do negócio " e é bem verdade. Quantas vezes não julgamos a qualidade de um produto pela embalagem impressa ?Enfim, as propagandas em rádios e teves contribuem para a fixação da marca, como bordoes que se levam pra vida inteira, Um exemplo é o garoto propaganda da Bombril,ou até mesmo em nossa cidade como " Pão da ana mara ".Resumindo , só é visto quem aparece ,Tudo é feito paraa que chama a maxima atenção do consumidor
    (julio Almeida )

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